SAL | Surf at Lisbon Film Fest
6ª Edição - 2 a 5 de Novembro 2017
Cinema São Jorge

O SAL | Surf at Lisbon Film Fest regressa para aquela que já é a sua sexta edição, com um cartaz que reflecte um caminho que desde a primeira hora começou a ser trilhado, em que uma visão diferente e alternativa se tentam sobrepor à ideia pré-concebida do que é o surf.

Assim, de 2 a 5 de Novembro, como sempre nas salas do Cinema São Jorge, em Lisboa, poderão ser vistos, entre outros, o novo trabalho de Taylor Steele, Proximity; uma obra prima de Nathan Oldfield, The Church of the Open Sky; Beyond, que apresenta um outro lado de
África; a abordagem ecológica de Island Earth, de Cyrus Sutton ou o conceito bastante alternativo de Given.

A par destes filmes, o surf feminino terá honras de sessão especial, com a longa metragem It Ain't Pretty ou Waves of Disruption como destaque.

 

Também a ligação actualmente tão visceral ao mundo das motos estará presente através de três produções da Deus Ex Machina, que alarga o espectro daquele que é cada vez mais um mundo mais diverso.

Como já é habitual no SAL, a Arte estará presente com a exposição de vários artistas, desde a fotografia à ilustração ou pintura.

Os bilhetes estarão brevemente disponíveis nas bilheteiras do Cinema São Jorge.

O SAL | Surf at Lisbon Film Fest é uma co-produção com o Cinema São Jorge, em parceria com a EGEAC-EM.


 
 

Trailers SAL 2017

 

Proximity de Taylor Steele
EUA 2017

Proximity é um filme que emparelha as lendas vivas do surf com alguns dos mais progressivos jovens surfistas. Proximity explora a delicada relação entre tempo e espaço, mostrando os ícones do surf de diferentes gerações em vários lugares à volta do mundo. Com Kelly Slater, John John Florence, Dave Rastovich, Stephanie Gilmore, Rob Machado, Craig Anderson, Shane Dorian e Albee Layer.

WHITE WAVES de Inka Reichert
Europa 2017


Um documentário sobre surfistas que lutam contra uma poluição nunca vista no mar. Lixo, esgotos, produtos industriais e químicos - tudo acaba no mar. A equipa da White Waves viajou durante dois anos pelas praias europeias para encontrar esses surfistas e revelar casos de poluição desconhecidos . desde milhões de
rodas de plástico até bactérias patogénicas no mar.

Las Olas de Joel Sharpe
Austrália 2016

Las Olas explora o significado do que é ser surfista. Através de seis histórias de surfistas locais, viajamos pela América Central e descobrimos a alegria do surf. Pelo simples acto de deslizar sobre uma onda, vidas inteiras e paisagens mudam. Será o surf mais do que um mero desporto?

It Ain't Pretty de Dayla Soul
EUA 2017

Um documentário sobre os desafios e os triunfos das surfistas de ondas grandes que lutam contra o sexismo na água, em competição, nos media e na indústria do surf com o apoio de uma comunidade unida de mulheres com os mesmos ideais. O filme acompanha a vida de Bianca Valenti desde quando era um fenómeno em criança até se tornar numa big rider de nível mundial. Esta abordagem provocatória e incendiária leva-nos até ao centro de um movimento crescente de mulheres que estão a desfazer a imagem superficial e sexista das surfistas nos media.

The Endless Winter II de James Dean e Matt Crocker
Reino Unido 2017


A Europa é, e sempre foi, o sonho de um surfista viajante. Tipos de costa diferentes, culturas diferentes e ondas perfeitas: uma mistura explosiva para as primeiras almas que exploraram o Velho Mundo em busca de surf e aventura. O que se passava era uma peregrinação anual de Inverno, do norte agreste para o sul ensolarado. Uma busca por ondas perfeitas e experiências de vida no continente culturalmente mais diverso do planeta.

ONE SHOT de Farmhouse Films
Austrália 2017

One Shot é um documentário que olha para a vida de Russell Ord, um fotógrafo de renome mundial do Oeste da Austrália, que embarca na missão de registar "um disparo" que defina quem ele é. Uma viagem inspiradora sobre correr riscos, seguir os seus sonhos e viver a vida sem restrições. Só temos uma oportunidade na vida... temos que vivê-la o melhor que podemos.

Island Earth de Cyrus Sutton
EUA 2016

Island Earth é um conto sobre a luta de um jovem cientista indígena pela verdade entre a ciência e a tradição, ao entrar na indústria que muitos sentem ameaçar a sua terra natal. A sua complexa jornada através dos campos de milho geneticamente modificado e pelas parcelas tradicionais de lo'i havaiano revela verdades modernas e valores antigos que podem salvar o nosso futuro.

Beyond. An African Surf Documentary de Mario Hainzl e Andreas Jaritz
Áustria 2017

Um documentário Africano de Surf segue os locais ao longo das costas de Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal e Gâmbia em suas casas, visita as suas praias e olha para as suas vidas ligadas ao surf. Três meses de filmagens que culminam numa odisseia de 117 minutos num continente com um enorme potencial para o surf.

The Church of the Open Sky de Nathan Oldfield
Austrália 2017

The Church of the Open Sky foi filmado na Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Sri Lanka. Este filme é uma representação inspirada da experiência de surfar, onde todos os participantes são bem vindos - para aprender, brincar e crescer juntos, inclusivamente em lugares sagrados sob A Igreja a Céu Aberto. Com Dave Rastovich, Lauren Lindsey Hill, Tom Wegener, Belinda Baggs, Alex Knost, Neal Purchase Jr, entre outros.

Given de Jess Bianchi
EUA 2015

Given é a história simples porém contemplativa do fecho do círculo de um legado familiar único. Contado a partir da experiência visceral de uma criança de seis anos, Given segue os lendários surfistas Aamion e Daize Goodwin desde a sua ilha de Kauai através de 15 países diferentes em busca de ondas e de cumprir uma herança que passa de geração em geração.

Under An Arctic Sky

Tiago Saca Pires