SAL | Surf at Lisbon Film Fest
7ª Edição - 1 a 4 de Novembro 2018
Cinema São Jorge

O festival internacional de cinema de surf SAL | Surf At Lisbon Film Fest regressa para aquela que é já a sua sétima edição, com um cartaz recheado de excelentes produções nacionais e internacionais, reforçando, como já é habitual, a aposta num olhar mais abrangente e alternativo no universo do surf mundial.

O SAL reafirma-se como um promotor da cultura do surf e dos seus valores mais puros, de ligação espiritual e física ao mar, à natureza e à arte, sendo o evento uma celebração dessa mesma cultura.

No âmbito do festival, através de eventos paralelos, reforça-se igualmente o cruzamento de várias formas de arte, como a ilustração, a fotografia ou a música; com o cinema e o surf como o cimento que as une, numa abordagem que tem sido uma das imagens de marca do evento desde a primeira hora.

Estarão presentes trinta curtas metragens e doze longas metragens, das quais se podem destacar uma mão cheia de boas surpresas, em que se nota uma clara evolução no profissionalismo e nível de produção com que actualmente estas obras são encaradas.

Em primeiro lugar, cabe destacar a apresentação de um filme de culto, uma referência no imaginário de muitos, um verdadeiro clássico do surf, que é a super-produção de Hollywood Os Três Amigos - Big Wednesday - do premiado realizador John Milius, que conta no currículo com filmes como Conan O Bárbaro.

Também como cabeça de cartaz, e apresentado pela Billabong, Kissed by God, aborda o lado menos conhecido da vida precocemente interrompida de um ícone do surf mundial, o triplo campeão mundial Andy Irons.

A merecer igualmente nota de destaque, e também produzido pela Billabong, Vague à l' Âme, um fantástico filme que conta com a presença de Shane Dorian e Benjamin Sanchis. Uma nova oportunidade para os muitos que não viram a sessão apresentada há alguns meses no Cinema São Jorge, e para todos os que quiserem rever, no esplendor do grande écran.


 

Não poderia ficar de fora dos grandes nomes no cartaz do SAL 2018 o muito aguardado Momentum Generation, de Jeff e Michael Zimbalist, que conta a história de uma geração de ouro do surf dos anos 90, desde Kelly Slater, passando por Rob Machado ou Shane Dorian, uma grande produção norte-americana em estreia absoluta em Portugal.

A sessão de encerramento será marcada pela exibição, em estreia absoluta, de uma produção portuguesa que, merecidamente, homenageia a vida e carreira daquele que foi a primeira grande referência do surf moderno competitivo em Portugal, João Alexandre, O Puto Dapin, surfista profundamente marcante para toda uma geração.

Uma nota para a presença de várias produções portuguesas, com destaque para a longa metragem de Francisco Cipriano, Movement - A Journey Into Creative Lives, bem como várias curtas que reflectem a qualidade e dedicação que existe actualmente a nível nacional.

O Júri da sétima edição do SAL será composto por:
coming soon…

O Júri atribuirá prémios em seguintes categorias:
Melhor Longa
Melhor Curta
Melhor Fotografia
Prémio de Sustentabilidade
Melhor Produção Nacional
Melhor Banda sonora
Melhor Edição

Os bilhetes já estão disponíveis nas bilheteiras do Cinema São Jorge e na Ticketline.

Bilhetes normais - 4 euros
Conjunto de 5 bilhetes - 18 euros
Menos de 25 e mais de 65 anos - 3.5 euros

O SAL | Surf at Lisbon Film Fest é uma co-produção com o Cinema São Jorge, em parceria com a EGEAC.